VOLTAR

Projeto de Reabilitação do Rio Mondego e Ribeiras Municipais

OBJETIVOS
Melhorar, requalificar e modernizar a Rede Hidrográfica do Concelho de Fornos de Algodres, através de protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Fundo Ambiental (FA). 
Valorizar as funções de proteção de recursos hídricos, controlo de cheias e prevenção de riscos ambientais, e promover a qualificação territorial e ambiental das zonas de intervenção, para melhorar a qualidade de vida da população.

As metas

01
Levantamento, estudo e cadastro informático dos açudes e linhas de água existentes no concelho.

02
Estabilização de margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, através da aplicação de soluções técnicas de engenharia natural, através de protocolo com a APA e o FA (em caso de financiamento).

03
Melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica, através de protocolo com a APA e o FA (em caso de financiamento).

04
Renaturalização* de ribeiras em espaço urbano, sobretudo com a estabilização do seu leito, através de protocolo com a APA e o FA (em caso de financiamento).

05
Reabilitação de infraestruturas degradadas, através de protocolo com a APA e o FA (em caso de financiamento).

06
Realização de ações de desassoreamento essencialmente nos açudes da Ponte de Juncais e Ribeira da Muxagata, através de protocolo com a APA e a FA (em caso de financiamento).

Este projeto irá contribuir diretamente para alcançar os seguintes ODS:
Acompanhe o progresso do Projeto de Reabilitação do Rio Mondego e Ribeiras Municipais
VER PROGRESSO