As iniciativas sustentáveis tomadas pelo concelho de Fornos de Algodres não são de agora.

A Estratégia Municipal Ambiental traçada para o período de 2022-2025 surge precisamente no seguimento de diversas campanhas e iniciativas já elaboradas nos anos anteriores, para fazer do concelho um local agradável para viver, com boas condições para a saúde humana, providenciadas por uma Natureza que é bem tratada e preservada.

Assim sendo, é de destacar algumas ações feitas ao longo dos anos.

Projetos Desenvolvidos

2021

No Dia Mundial da Biodiversidade foi inaugurada a Estação de Biodiversidade (EBIO) da Ribeira da Muxagata, que conta com um percurso pedestre curto (cerca de 3km), sinalizado no terreno com 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas existentes, com particular destaque para os insetos e as plantas.

Ler notícia

O Município de Fornos de Algodres adotou um Circuito Curto Agroalimentar que privilegia a relação direta entre o produtor/consumidor e a proximidade geográfica, adquirindo produtos frescos nas mercearias locais para a confeção das refeições escolares, numa relação benéfica para ambas as partes.

Ler notícia

No dia 22 de março de 2021, o Dia Mundial da Água, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) promoveu a iniciativa “H2OFF- HORA DE FECHAR A TORNEIRA”, e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres associou-se à iniciativa, para impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização para o uso correto e eficiente da Água.

Ler notícia

Entraram em funcionamento, no dia 11 de agosto de 2021, as novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Ramirão e Vila Ruiva, para substituir as Fossas Sépticas que estavam em elevado estado de degradação, não tratando devidamente as águas residuais. Este investimento vem no seguimento da política de gestão de águas residuais, que tem como objetivo garantir que o processo de produção, recolha, transporte, armazenamento e tratamento de resíduos é feito sem gerar efeitos nocivos para o ambiente.

Ler notícia

A propósito do Dia Mundial do Saneamento, que se celebra a 19 de novembro, a EPAL lançou a campanha de sensibilização e educação ambiental “Não Vá ao Engano! Lixo Não é no Cano!”, um projeto-piloto a implementar em parceria com o Município de Fornos de Algodres, entre outros, para sensibilizar e alertar a população para o que se deve ou não colocar nos canos, com o intuito de evitar o entupimento da rede de esgotos. 

2020

No âmbito do eixo de Educação Ambiental e Natureza, inserido no programa ambiental da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, o biólogo Hugo Sousa foi até às escolas, do 1º ciclo e pré-escolar, no mês de fevereiro de 2020, para semear bolotas em vasos específicos com as crianças. Desta forma as crianças ficaram a saber que existem várias espécies de carvalho e aprenderam o conceito de árvore autóctone.

Em parceria com o programa Eco-Escolas e com a Associação Ambientalista “Zero”, foi construído um compostor de madeira, que foi colocado junto à cantina da Escola Sede do concelho. Esta ação, que decorreu durante o mês de março de 2020, contou ainda com uma sessão formativa, dada pelos técnicos especialistas da ZERO, dirigida às funcionárias.

Ler notícia

2019

Com a necessidade de reduzir a utilização de plástico de utilização única, o Município de Fornos de Algodres iniciou uma campanha de sensibilização junto da comunidade e dos estabelecimentos comerciais.
Entre outras iniciativas, foram distribuidos sacos de tecido para transporte de pão, pelos foram distribuídos pelos comerciais e industriais de panificação do Concelho. 

Durante as férias de verão, o Município de Fornos de Algodres promoveu um programa de ocupação dos tempos lLivres de sensibilização ambiental”, direcionado aos jovens, denominados de “EcoJovens”.
Os participantes visitaram as diferentes localidades do concelho, onde entrevistaram a população para perceber o seu nível de conhecimento sobre reciclagem e sustentabilidade. No total, foram realizados 195 inquéritos a todas as faixas etárias, através de uma aplicação móvel. 
Além disso, foram também distribuídos pelas habitações os EcoBags, um conjunto de 3 sacos de cor distinta, como incentivo à separação correta de resíduos. 

Em diversos festivais do Concelho foram disponibilizados copos e garrafas reutilizáveis, com design 100% nacional, fruto da parceria com a EPAL.
Foram, ainda, distribuídos sacos de pano “amigos do ambiente”, com desenhos feitos pela Artista Plástica Patrícia Oliveira.

No âmbito da campanha “A Água Não Dura Sempre. POUPE-A!”, inserida na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, foram desenvolvidas ações de sensibilização de poupança de água, com a entrega de folhetos informativos e pacotes de açúcar alusivos à poupança de água, em estabelecimentos do concelho onde existe o consumo de café e nas instalações da Guarda Nacional Republicana.

Campanha de sensibilização comvista à adoção de hábitos de reciclagem.

2018

No Dia Nacional da Água (1/10/2018), o Município de Fornos de Algodres promoveu várias atividades alusivas à importância da água e do seu uso eficiente no dia a dia. As crianças realizaram uma visita ao Espaço Museológico do Moinho de Água da Rapa, foram-lhes entregues garrafas de água alusivas à poupança de água, assistiram à libertação de uma coruja-do-mato  e ainda tiveram oportunidade de assistir a uma peça de teatro “A Viúva e o Papagaio- A Importância da Água”. Estas atividades estavam inseridas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 e fizeram parte da campanha “A Água Não Dura Sempre! POUPE-A”. 

Inserido nas comemorações do Dia Nacional da Água, foi apresentado o vídeo infantil produzido exclusivamente para o município “Mondeguinho e o Tesouro da Água”, que pretende transmitir às crianças e jovens os comportamentos que se devem adotar no dia a dia para utilizar a água de forma eficiente e valorizar este bem tão valioso na região. 

O município instalou, no dia 23 de outubro de 2018, com o apoio do Fundo Ambiental, dispensadores de água ligados à rede pública na Escola Primária de Figueiró da Granja, na Escola primária e Jardim de Infância de Fornos de Algodres e nas instalações da Câmara Municipal. Esta ação teve como objetivo fornecer água de qualidade e evitar o uso de embalagens de plástico.