Fontanários – Balanço 2022
Considerando o Protocolo estabelecido no dia 13/01/2022 entre o Município de Fornos de Algodres e o Instituto Politécnico da Guarda e, dando cumprimento ao Plano de Ação para o ano de 2022, foram realizadas 6 ações de recolha com 133 colheitas de amostras de fontanários do Concelho de Fornos de Algodres das 150 recolhas previstas, o que representa uma taxa de cumprimentos face ao inicialmente previsto de 88,7%.
Dando cumprimento ao plano de ação estimado, no mês de novembro não foram realizadas 4 recolhas, em maio, julho e setembro 3 recolhas em cada um dos meses e em janeiro e março 2. Na maioria dos casos a não realização das recolhas está associada ao facto dos fontanários estarem sem água. Além disso, o fontanário com a designação de Biquinha, em Cortiçô, não se encontrar no plano de monitorização, embora tenha aqui sido incluído porque são realizadas recolhas quando a Junta de Freguesia o solicita (durante o ano de 2022 apenas foi realizada uma recolha no mês de julho). No caso do fontanário da Reservatório do Chafariz (nº 32), em Figueiró da Granja, este esteve sempre inacessível durante todo o ano.
Recordamos que este projeto, iniciado em 2018, recebeu uma menção honrosa pela Plataforma Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.
Esta iniciativa está inserida no Projeto de Monitorização e Melhoria da Qualidade da Água (P04), do Programa Municipal de Gestão Hídrica (PM1) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 e contribui diretamente para os ODS n.º 3 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades}; 6 {Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos} e 9 {Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização e fomentar a inovação}.
Seja Consciente. Pense no Ambiente.